sábado, 17 de setembro de 2016

Metade da população mundial vive em apenas 1% do território do planeta

Tags


Metade da população mundial vive em apenas 1% do território do planeta
Quando estamos no metrô, no ônibus ou no centro de grandes cidades é comum termos aquela sensação de lotação, que nos faz pensar: -"Já não cabe mais gente nesse mundo!" De fato grandes centros concentram um número absurdo de pessoas, e estão mesmo muito lotados, mas se considerarmos todo o planeta, a situação parece bem menos caótica.
Mundo lotado engraçado
Em nossa matéria "E se empilharmos toda a população mundial num só lugar?" já tínhamos mostrado uma simulação bem interessante do número de pessoas no mundo em relação ao território disponível, mas esse novo mapa, criado pelo site 'Metrocosm', com dados da NASA, revela uma perspectiva ainda mais detalhada.
Mapa da população mundial da Metrocosm com dados da NASA
Clique na imagem para ampliar
mapa se divide em basicamente 2 cores:
  • Em preto vemos os locais onde 50% da população mundial está dispersa,com densidade abaixo de 900 pessoas por quilômetro quadrado,
  • Em amarelo estão os locais onde 50% da população mundial está concentrada, com densidade de mais de 8000 pessoas por quilômetro quadrado.
E como você pode notar, 50% da população mundial está concentrada em alguns poucos locais, normalmente nos grandes centros e capitais.
World population Map by Metrocosm and NASA - South America detail
No Brasil por exemplo (como já era de se esperar), vemos que as grandes capitais da região sudeste concentram as maiores populações. Já em países asiáticos, onde vive a maior parte da população do planeta, a concentração populacional é muito maior e ilumina grandes porções do mapa. Chamou a atenção dos pesquisadores também a África, onde a maior parte das pessoas estão concentradas em toda a margem do rio Nilo.
World population Map by Metrocosm and NASA - Nile river detail
Mas antes que você se empolgue com tanto espaço "sobrando", e decida povoar ainda mais o mundo por sua conta e risco, já avisamos: os pesquisadores deixaram bem claro que seu mapa não leva em consideração o uso de recursos naturais e espaço de lavouras que sustentam a população. Ou seja, ainda existe muito espaço, mas isso não significa que o planeta consegue suportar tanta gente!



EmoticonEmoticon