Segundo os cientistas, esse gigante foi um dos responsáveis por separar os continentes da América do Sul e África há cerca de 130 milhões de anos. Osupervulcão está enterrado cerca de 400 km abaixo das cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Na verdade essa descoberta não é nova, muito pelo contrário: o primeiro estudo divulgado sobre esse gigante surgiu na revista científica nature, publicada em 1995 por uma equipe de brasileiros e norte-americanos.
Por alguma razão desconhecida, essa pesquisa passou quase que completamente despercebida até pouco tempo atrás, quando a comunidade científica começou a prestar mais atenção nessa descoberta.
Mais recentemente, em outubro de 2011, novas pesquisas foram feitas na região da Pedreira Said, em Ribeirão Preto, por professores do campus Engenheiro Coelho do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) , e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a participação do geólogo Birgir Óskarsson, da Universidade da Islândia.
Eles descobriram que existiram muitos vulcões ativos em uma vasta região que abrange os estados brasileiros de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Essas regiões têm uma extensa área de lavas solidificadas, chamadas de basaltos.
Mas calma, não precisa se desesperar! Se você mora próximo dessa região e já estava pensando em fugir
EmoticonEmoticon