Tripofobia (palavra que vem do grego 'Trypo' que é o ato de fazer buracos e 'phobos' que significa medo) é o temor irracional de buracos, e até pouco tempo nem figurava como uma fobia nos registros científicos.
Porém, depois de um estudo realizado pelos especialistas Geoff Cole e Arnold Wilkins, da Universidade de Essex no Reino Unido, essa nova fobia foi aceita no meio científico, e inclusive já é considerada uma das mais "populares" do mundo.
A simples visão de buracos pode desencadear reações graves em muitos pacientes, como ataques de ansiedade e pânico. Os cientistas descobriram que esse medo pode se originar em instintos primitivos que associam buracos a iminência de perigo.
Descobrir um potencial paciente com tripofobia, inicialmente, não algo é muito complicado, e com apenas algumas imagens já é possível detectar indícios de algum estágio, ainda que inofensivo, do transtorno.
O teste abaixo pode muito eficiente e prático na identificação de um possível quadro de tripofobia, acompanhe as imagens (e olha que só escolhemos imagens não chocantes, nem faça uma procura no 'Google imagens' se tiver estômago fraco!):
Depois de ver a imagem de um inocente chocolate aerado você sentiu alguma sensação desagradável em particular? Se não, sinta-se a vontade prosseguir...
E agora, esses buracos no solo te causam alguma sensação? Ainda está tudo bem com você?
Se a essa altura, com uma singela colmeia, você já está sentindo alguma sensação estranha, recomendamos parar o teste imediatamente!
Ainda resistindo com facilidade? Ótimo sinal! Do contrário não recomendamos prosseguir com o teste!
E essa foto de cabeças de alhos parcialmente cortados?
E agora? Nenhuma sensação estranha ou agonizante?
Se nesse ponto, com essas simples marcas na pele provocadas por pressão de objetos, você já está sentindo alguma leve sensação incômoda, saiba que isso é normal, e não representa nenhum risco de um quadro mais grave de tripofobia.
Se você chegou até aqui, e mesmo com essa imagem editada de uma mão com buracos não lhe causou nenhuma reação estranha mais séria, então já pode comemorar! Provavelmente você não tem nenhuma chance de sofrer da tal fobia de buracos!
*(Devemos lembrar que o teste acima não deve ser considerado como um diagnóstico final. Para sanar quaisquer dúvidas, é recomendável recorrer a um profissional da medicina)
EmoticonEmoticon