É uma questão sutil, mas que faz toda a diferença para um profissional durante uma cirurgia... e o caso é tão importante que, como você já deve ter percebido, o padrão de vestimentas dos cirurgiões é o mesmo no mundo todo.
Como você deve saber (ou pelo menos imaginar), durante uma cirurgia as cores vermelhas do sangue e dos órgãos predominam, e seria muito desconfortável olhar para qualquer superfície branca após um certo período olhando apenas para as tonalidades vermelhas...
Acontece que os tons de vermelho são exatamente opostos aos tons de verde e azul no espectro de cores, conforme a figura abaixo:
Para entender o problema na prática, faça o teste: olhe para a figura de coração logo abaixo por cerca de 10 segundos, e depois fixe a visão em uma superfície branca.
Reparou que depois de um tempo olhando para uma forma de cores vermelhas a vista fica "confusa" quando focamos em uma superfície branca, e podemos ainda ver até o formato da figura vermelha que estávamos olhando antes?
Pois é, esse é exatamente o problema que os cirurgiões enfrentariam se não existissem as roupas verdes ou azuis... e isso poderia até mesmo causar acidentes ou interferir negativamente na performance do cirurgião.
Além disso, ainda existe um segundo "efeito colateral" na relação vermelho-branco": o nosso cérebro interpreta as cores comparando-as com outras, e se ficarmos olhando por muito tempo apenas tons vermelhos, a interpretação dessas cores pelo nosso cérebro começa a sofrer alterações e desvanecer. Olhar para tons opostos (verde ou azul) ajuda nossos olhos não ficarem "insensíveis" ao vermelho, evitando erros ou acidentes durantes as cirurgias.
EmoticonEmoticon