O momento mais sujeito a acidentes de uma aeronave é justamente a decolagem e pouso, e por isso, especialistas em aviação e médicos oculistas explicam que a razão para que as luzes do avião sejam apagadas é ajustar os olhos dos passageiros ao escuro para que, em caso de uma eventual evacuação de emergência (quando toda a eletricidade do avião é desligada), todos possam se locomover no interior da aeronave com mais facilidade!
Na prática, é como se estivéssemos no nosso quarto durante a noite, e depois de um certo tempo no escuro, já conseguimos enxergar melhor. Isso também é a razão pela qual muitos piratas costumavam usar tapa-olhos, como já mostramos anteriormente aqui em nosso site.
- 7 segredos que os pilotos de avião não contam aos passageiros
- Pra que serve aquele enigmático buraquinho na janela do avião?
- Passageiros sem noção: as perguntas mais bizarras já feitas em aviões
Para entendermos de forma prática, essa imagem logo acima é como fica a nossa visão após alguns segundos no interior de uma aeronave escura, sendo que a foto anterior mostra como seria a nossa visão no momento em que as luzes são apagadas.
Nossa visão demora algum tempo para se ajustar ao escuro porque dentro dos bastões existe a rodopsina, uma substância que absorve fótons e se divide em duas moléculas. Quando o ambiente fica escuro, as duas moléculas de rodopsina têm que se juntar para que possamos enxergar melhor, mas isso leva alguns segundos (ou até minutos), e é por isso que nossa visão demora um pouco para se acostumar com o escuro.
EmoticonEmoticon